Taekwondo


Taekwondo (em coreano: 태권도; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é um esporte de combate de arte marcial. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu “batismo de fogo”, quando foi um esporte de exibicionismo, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

Origem do nome

Em sentido literaneo, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a “O caminho dos pés e das mãos através da mente”. Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

“Tae” (Pé)

“Kwon” (Mão)

“Do” (caminho)

Taekwondo
Nome em coreano
Hangul: 태권도
Hanja: 跆拳道

Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes.

Taekwondo do Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

Regras e conceitos
Proteções para a prática de competição sob as regras da WTF.

O Juramento do Taekwondo:

Observar as regras do Taekwondo
Respeitar meu instrutor e meus superiores
Nunca fazer mal uso do Taekwondo
Ser campeão da liberdade e justiça
Construir um mundo mais pacífico

Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:

Espírito Taekwondo

Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto Controle
Espírito Indomável

A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.

Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.

Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.